Campanha ‘Faça Bonito’ de combate à exploração sexual infantil levará palestras a escolas em Alto Araguaia

Por Thays Aguiar (Estagiária) | Assecom/AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), realiza no mês de maio, ações voltadas para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em alusão à Campanha Faça Bonito de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes começa nesta quinta-feira (10) e segue até dia 18 com palestras e caminhada.

Dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A proposta da semana de ações é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro que chocou o país ficou conhecido como o "Caso Araceli", nome de uma menina de apenas oito anos, raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes. O cronograma terá início na próxima quinta-feira (10) com palestras nas escolas de Alto Araguaia. Para marcar o encerramento da campanha será realizada uma caminhada com saída para Praça Tiradentes, no Bairro Boiadeiro, até o campus regional da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

CRONOGRAMA:

10/05/18 - (quinta-feira) Escola Maria Júlia de Almeida às 14h

11/05/18 - (sexta-feira) Colégio Objetivo às 14h

14/05/18 - (segunda-feira) Escola Adalcy da Conceição Rodrigues às 16h

15/05/18 - (terça-feira) Instituto Maria Auxiliadora às 16h

16/05/18 - (quarta-feira) Escola Lourença Afonso de Melo às 15h30min

17/05/18 - (quinta-feira) Escola José Inácio Fraga às 14h

18/05/18 - (sexta-feira) caminhada, às 08h, saída da Praça Tiradentes até a Unemat com palestras e apresentações culturais.

O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes. Denúncias podem ser feitas, anonimamente, pelo DISQUE 100.